domingo, 1 de fevereiro de 2009

“Vão ter que me aturar por mais 4 anos…”


Voltando aos assuntos da freguesia, registo com alguma surpresa que o partido socialista local aparentemente vive por estes dias alguma agitação.

Pois apesar do actual presidente da junta freguesia já em diversas ocasiões ter afirmado publicamente que será novamente candidato pelo ps, como recentemente profetizou em tom de ameaça “Vão ter que me aturar por mais 4 anos…” , surgiram recentemente rumores algo contraditórios em relação a este facto.

Ameaça de uma alternativa rosa proveniente do interior do executivo da junta, descrença pública de alguns socialistas nas capacidades do actual presidente, anúncios de abandono de alguns dos seus homens de confiança, convites a membros dos partidos da oposição para integrar as listas do ps, tomada de posição na grelha de partida para a corrida aos lugares cimeiros às listas, etc,…

Serão apenas conversas de café sem fundamento, que servem apenas para passar o tempo? O tempo dirá…

A abertura do Modelo, a obra do regime!!!, o alargamento da Rua das Velhas e 4 passeios da 3ª idade serão suficientes para mostrar obra feita neste mandato e constituir cartão de visita para as próximas eleições?

Mesmo para os fiéis votantes não será fácil esquecer o atraso e os problemas da freguesia motivados em boa parte pela falta de competência, visão e humildade deste executivo.

Os Avintenses terão a palavra lá para o final do ano...

18 comentários:

  1. ... e a promessa de colocação de betuminoso na rua da escola central, nao vamos esquecer isso! ;)

    E quanto ao que nao foi feito, ao nosso nobre e adamascado 'presidente da junta' (sempre achei este termo carregado de uma dignidade ímpar) basta-lhe ouvir 10 mins de discurso do nosso 1.o e anotar algumas: é a conjuntura internacional, as taxas de juro, o pacto de estabilidade e o camandro... :)

    ResponderEliminar
  2. é mesmo verdade, o PS Avintes está de cabeça perdida e sem candidato!
    O F Menezes convidou o M Gomes (actual PJ) para cabeça de lista pelo PSD, e este disse-lhe que aceitava concorrer como independente, desde que o PSD não apresente lista.
    O F Menezes aceitou, embora ainda quase ninguém sabe disto, mas o PSD não concorre em Avintes.
    Segundo se diz pelos cafés, o pessoal do PSD de Avintes só faz m... e o F Menezes não confia neles.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem!! o bloco central em Avintes!!, só falta convencer o Santos(cdu)para presidente da assembleia e haverá uma frente comum. É desta que Avintes vai entrar no caminho do progresso.
    Se eu fizesse parte desta equipa de sonho, a primeira medida que proporia seria proibir o vinho nos tascos ou então taxar a estupidez...

    ResponderEliminar
  4. Há certas pessoas que só não são ditadores porque não passam de uns micróbios políticos!
    Com que então o senhor MD começava logo com uma proibição e uma taxa! Muito bem!
    Aqui se vê quais são as prioridades do PSD e porque de facto os PSD´s de Avintes não têm nenhuma credibilidade junto do F Menezes e porque nunca ganharam umas eleições em Avintes!

    ResponderEliminar
  5. Caro Anónimo,

    O que eu gosto da frontalidade dos anónimos deste Mundo! Volte sempre, frontalidade e coragem precisa-se.

    E já agora, se as prioridades do PSD Avintes são questionáveis, o que dizer das suas interpretações de Português.

    Cumprimentos,
    Isabel Coimbra

    ResponderEliminar
  6. Boas, também sou anónima e gostava de dar uma ajuda a este interessante debate!!!!
    Noutro dia ouvi dizer que numa taberna (parece uma palavra portuguesa mais intelectual que tasca)de Avintes, estavam uns tipos a dizer que o acordo entre o Menezes e o Gomes envolvia o Oliveira do Parque.
    O Oliveira do Parque até já é o presidente do PSD de Avintes, segundo vinha outro dia no Noticias cá da terra.
    Ele nem mora cá, nem é de cá, porque será que ele quis ser o "chefe" dos PSD cá da Vila?
    Seria melhor indagarem se não andará metido no negócio!
    assina: estranja anónima

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo, ou atrevo-me mesmo a trata-lo por garganta funda avintense dados os segredos e conhecimentos que generosamente partilha connosco,

    Julguei que tivesse percebido a minha resposta ao seu 1ºcomentário mas as minhas expectativas estavam aparentemente muito elevadas…

    Aliás para tão fiel e entusiasta apoiante deste executivo a perspicácia e inteligência demonstradas assenta-lhe na perfeição. Por mim até considero que teria lugar nas próximas listas, mesma na da frente comum.

    Por fim um conselho de amigo, desculpe a confiança, mas tente aproveitar um pouco mais as coisas boas que a vida nos trás e ponha de parte essa revolta interior e a acidez que as suas palavras carregam. Acredite que vai ser mais feliz … se não conseguir… beba mais um copo que pelo menos esquece por algum tempo

    ResponderEliminar
  8. É de elogiar a vivacidade do debate. Avintes move-se e isso é sempre positivo.
    Quanto à questão essencial, saber se existe algum acordo para MG ser candidato independente a Avintes, com o apoio do Presidente da Câmara, nao me parece viável, mas, caso a catástrofe assuma contornos de realidade, importa destacar dois pontos:
    - Não penso ser razoável o PS aceitar tal decisão, pelo que, pela lógica, haveria uma candidatura do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia. Caso não o fizesse, assumia perder deliberadamente a liderança de uma das poucas freguesias onde venceu em 2005.
    - Além disso, o Presidente da Câmara não é "dono" das candidaturas autárquicas, pelo que o PSD Avintes pode e deve apresentar uma lista própria a estas eleições, mesmo tendo de recorrer a instâncias partidárias superiores para faze vingar um projecto alternativo a MG.
    Quanto às pessoas "estrangeiras" da freguesia, ou seja, que não são de Avintes, nem moram lá, têm todo o direito de se apresentarem a estas eleições ou a liderar qualquer estrutura local. Não precisamos nascer ou viver numa localidade para contribuir para o desenvolvimento da mesma. A visão das barreiras territoriais já não faz sentido na nossa sociedade globalizada.

    ResponderEliminar
  9. Boas novamente,
    Se é a mim que se está a referir, só me resta mesmo dar uma gargalhada!
    O senhor MD ficou mesmo atrapalhado!
    Eu não fiz outra coisa que não fosse aproveitar as “coisas boas da vida”, e divertir-me um pouco com tudo isto!
    Será que o senhor acreditou?!
    Olhe que eu estava a brincar, desculpe se lhe causei alguma noite mal dormida!
    Eu aqui a animar este blog e afinal pela forma como os senhores MD e BFC estão a reagir deve ser mesmo verdade!
    Será que o PSD não tem mesmo ninguém, para concorrer à Junta de Avintes?
    Não posso acreditar!

    Assina: estranja anónima
    PS(D): deixo-lhe também este conselho amigo, tenha cuidado porque com tanta obsessão pelas tascas e vinho, ainda vai acabar com uma cirrose.

    ResponderEliminar
  10. Falta de alternativa

    Sou um leigo em questões de política e principalmente no que toca ao "brinca na areia" político-partidário que se pratica em Avintes.
    No entanto, sou uma pessoa atenta ao que me rodeia... E pelo que observo os avintenses estão contentes com a gestão exercida pelo PS ao longo de sucessivos mandatos, incluindo algumas maiorias. Caso contrário o sentido de voto teria e deveria ter sido diferente.
    Dentro da panóplia de razões para este sucedido, há uma que merece ser realçada: a falta de uma verdadeira alternativa política.
    Vejamos, em Avintes normalmente as forças com a máquina partidária a funcionar são quatro, PS, PSD-CDS e CDU. Para além destas, um ou duas candidaturas independentes apresentam-se na luta, essencialmente pelo quarto lugar.
    Hierarquizando os resultados das últimas eleições temos:
    1. PS
    2. PSD-CDS
    3. CDU
    Deixo de fora as restantes pois só estas três listas elegeram membros para a assembleia de freguesia.
    Assim, conclui-se que as “alternativas” ao PS são o PSD-CDS e a CDU.
    Começando agora pelo fim temos que:
    • A CDU a sua máquina trôpega e pouco oleada nenhuma mossa fazem no PS. As suas propostas são banais e assentam sempre no mesmo. Não têm uma equipa capaz de fazer a mudança. São uma força política com uma mensagem monótona e com uma imagem gasta e cansada. Estará em pouco anos condenada à extinção.
    • Por seu turno, a coligação PSD-CDS pouco difere da CDU no que concerne às propostas e estão muito longe de almejar o carisma popular que o PS tem conquistado. A sua principal figura não conhece Avintes, não conhece os avintenses, não fala com eles, tornando assim mais árdua a tarefa para atingir os seus propósitos.
    Finalmente, é preciso enfatizar e relevar que, actualmente, os destinos da freguesia estão a ser conduzidos por uma “super-força” política, pois pude apurar que após o último acto eleitoral, o PS e a coligação PSD-CDS formaram uma “aliança” em “prol” dos fregueses.
    Logo, facilmente se conclui que em Avintes continua e continuará a vencer o PS pois, uns estão condenados a definhar e outros têm pouca margem para criticar o que quer que seja.

    Sem mais assunto,

    O ARGUTO

    ResponderEliminar
  11. Não será por acaso que os Avintenses anónimos, argutos, socialistas ou apenas simpatizantes do poder por cá instalada reajam às críticas sempre da mesma forma.

    A cartilha dogmática argumentativa é composta por um conjunto de frases feitas repetidas sem conta: é o presidente da câmara que não gosta da freguesia, é a oposição que não existe, o atraso é uma fatalidade histórica, os problemas não são da competência da junta de freguesia, as ideias da oposição são megalómanas ou insignificantes, os opositores não conhecem a freguesia nem são populares, é o psd que está no executivo e nada faz, a junta já fez o que podia e mais não pode, etc, etc…

    Infelizmente nunca respondem com o trabalho feito nem procuram justificar as opções tomadas pois nada ou muito pouco têm para contra-argumentar. Desta forma a discussão entra sistematicamente num ciclo vicioso de simples retórica político-partidária.

    Enquanto persistir este sentimento clubistico em que o afecto partidário impede uma visão lúcida sobre os problemas, limita a auto-crítica e restringe a exigência dificilmente tomaremos um rumo adequado.

    Este é um problema sério da sociedade portuguesa.

    ResponderEliminar
  12. ó caro md,
    infelizmente isso é a definição de politica autarquica
    a politica regional está por demais impregnada desses interesses mesquinhos, dessa pequena politica partidária, em que as pessoas nao pensam, só opinam em sentido contrário ao partido oposto
    eu ja deixei de ter esperança na politica regional - chamemos-lhe assim - ha mto tempo
    rui
    (ja vi q tenho q'assinar senao fico c'uma cirrose, pelo q percebi)

    ResponderEliminar
  13. MD, por que não se deixa de tretas e trabalha junto com o Executivo da nossa Junta de Freguesia em prol da evolução da nossa vila?!
    Fazia-lhe bem ir para o terreno em vez de andar aqui a armar em intelectual com linguagem cara...
    O PSD de Avintes realmente assim não sai da cepa torta!
    F.T.Oliveira

    ResponderEliminar
  14. O poder cega…

    O meu primeiro comentário foi apenas um retrato político do que se passa em Avintes. Afirmei e reafirmo que em Avintes não há alternativa válida e credível, aos olhos do povo, para liderar a vila.
    Goste-se ou não, sem subterfúgios, este é o estado político presente em Avintes.
    Além disso, é inegável que o PSD-CDS se “vendeu” ao estender de mão por parte do PS. Conheço algum eleitorado PSD-CDS, e todo ele afirma sem contemplações que o PSD-CDS, ao sentir o perfume do poder se deixou inebriar pelo mesmo e vive, neste momento, cego pelo mesmo.
    Mas aprecio o discurso… O sentimento clubístico só funciona antes da cegueira… Depois já não pode ser analisado da mesma forma. Incoerente, mas interessante.
    Ao contrário de alguns, eu conheço os avintenses, falo com eles e escuto-os, sei os seus dramas, as suas angústias e a luta política tem de passar por eles e não apenas por um ou outro “estrangeiro”.
    Enquanto não perceberem que quem vota precisa de ser escutado, ouvido, chamado a intervir e discutir não haverá alternância. Mas, infelizmente a oposição não percebe isto.
    Por isso, caros md’s do nosso cantinho à beira mar plantado, desçam do “pedestal”, vão para o terreno, conheçam as pessoas, escutem-nas pois só assim farão a diferença.
    Isto sim, é um problema da sociedade portuguesa.

    Cumprimentos,

    O ARGUTO

    ResponderEliminar
  15. E por falar em ''estrangeiro'', onde estará o homem escondido, md?
    o seu companheiro de crítica anda desaparecido...
    F.T.Oliveira

    ResponderEliminar
  16. Caro O Arguto,

    Subscrevo integralmente a sua afirmação: “quem vota precisa de ser escutado, ouvido, chamado a intervir e discutir”

    De facto é um direito que nos assiste enquanto cidadãos, no entanto e nesta qualidade também temos todos por obrigação participar, exigir, denunciar, apresentar alternativas, não ficar resignados, não ficar à espera que outros façam o trabalho enquanto criticamente assistimos da plateia sob o confortável manto do anonimato.

    Por fim não posso deixar de voltar a cita-lo:

    “…eu conheço os avintenses, falo com eles e escuto-os, sei os seus dramas, as suas angústias…”,

    Com este tipo de declaração interrogo-me, mas afinal quem será que comenta o meu blog? Quem será esta entidade que lá de cima(!?) se digna a falar com os avintenses, que os escuta, que aparentemente até conhece os seus segredos?

    A sério? E de toda a gente?

    Até o nosso pároco, padre José Augusto, vai ficar perplexo por saber que existe alguém na freguesia que faz mais confissões do que ele…

    Bem por falar em angústia e misticismo vou ver o Benfica…

    ResponderEliminar
  17. Bôa nôte.

    Que rico sítio pa rasgar papel.

    Inde-vos poder caralo!!! Inde tabalar!!!

    O pataco é o melhor caralo. Quero é passear e tumar uns charutos.

    Avintes avança. Poda-se, pa mim ,o plesidente é o DR. Mário Gomes.
    Isto é tudo uma cunbersa de três pastores que não sabem o que é mundo. cunbersa da treta…

    Inde tabalar.

    Que a fermento leite seja plesidente da republica das bananas.

    Comentem, que quando tiber a cagar escrevo pa voceses.

    Assinado e carimbado.

    Manuel (Nel Pregueiro)

    ResponderEliminar