domingo, 1 de fevereiro de 2009

Grande Guerra pela Civilização…



Confesso que ainda não cheguei ao fim do livro mas posso afiançar desde já que é de leitura obrigatória para quem pretenda conhecer a história e toda a problemática do Médio Oriente. Relatos na 1ª pessoa de um correspondente britânico, Robert Fisk, que acompanhou e viveu desde 1976 a invasão do Afeganistão pela URSS, a revolução Iraniana, a guerra Irão/Iraque, a guerra civil no Líbano e na Argélia, os conflitos de Israel com os seus vizinhos árabes, a queda de Saddam Hussein, a ascensão de Bin Laden, etc.

Curiosidade, existem algumas referências a Portugal dado que o autor antes de iniciar a sua aventura pelo Médio Oriente foi cá correspondente nos quentes anos após o 25 Abril. Certamente que esta experiência única o ajudou a melhor compreender e relativizar a problemática dos conflitos no oriente…

7 comentários:

  1. Uma boa sugestao!
    Tenho q arranjar tempo para isso, que os comentários do avintes vox sao muito exigentes.

    ResponderEliminar
  2. Quem é que dá boas prendas de Natal? Quem é?

    jedd

    ResponderEliminar
  3. O livro é muito bom e até posso aconselhar dois que me parecem da mesma qualidade:
    1. "As Farpas" - Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão em crónicas verdadeiramente intemporais. Quem quer saber alguma coisa de política e ainda não leu... não merece respirar
    2. "Micro Tendências" - o poder das micro-tendências explicado de forma simples e directa por um especialista em sondagens, com provas dadas no EUA. A não perder.

    Não estão relacionados com a problemática do Médio Oriente mas são muito bons...

    Ide e cultivai-vos
    Apolinário

    ResponderEliminar
  4. Olhó Rui =P
    Disseram-me que vais publicar um livro de fotos... Tens de me dizer onde posso encontrar esse livro. Assim já tenho a próxima prenda para o Marco!!!!

    jedd

    ResponderEliminar
  5. Já te mandei um email... José Eduardo ;)

    ResponderEliminar