quinta-feira, 18 de junho de 2009

Eleições & atestados...

Com uma única excepção todos os partidos preferem a separação entre as eleições legislativas e autárquicas.

São várias as justificações: são eleições diferentes, defesa da verdade democrática, situação muito confusa, os cidadãos poderiam ficar baralhados, situação sem precedentes, dificuldades de organização, etc, etc,

Nos Estados Unidos numa única eleição escolhe-se o presidente, o senador, o congressista, o governador, o mayor e por vezes dezenas de referendos…

No Afeganistão nas últimas eleições presidências candidataram-se 41 pessoas…

Em vários países europeus várias eleições coincidem…

Na Alemanha o parlamento, Bundestag, tem 598 membros. Destes, 299 membros são eleitos em um único círculo enquanto os restantes 299 membros são alocados a partir de listas partidárias estaduais para alcançar um distribuição proporcional. Os eleitores votam de forma independente nas duas listas…

Será que em algum destas situações os eleitores ficam confusos ou se enganam? Conseguem estes países organizar as eleições? Será que a democracia é posta em causa nestes casos?

Acima de tudo esta situação é um verdadeiro atestado de incompetência e de ignorância passado pelos partidos e políticos aos Portugueses.

Esta falta de respeito sobrepõe-se aos 4 milhões de euros que seriam poupados, aos 30 dias seguidos de campanha eleitoral formal que fará parar o país ou ao exemplo em tempos de crise.

Pela minha parte, muito obrigado…

1 comentário:

  1. usei essa tua info dos EUA no twitter e facebook... ;)
    só pra espicaçar os mais esquerdistas ;)))

    ResponderEliminar