domingo, 27 de setembro de 2009

Legislativas, de Avintes para o País…

De novo nas mesas de voto onde uma vez mais confirmei que em Avintes as eleições começam 15 dias antes com a campanha eleitoral, na sexta a junta de freguesia organiza as mesas de voto, no sábado as pessoas reflectem, no domingo antes das 08:00 as pessoas da mesa organizam os papéis, os fregueses começam a chegar mesmo antes da hora e votam até ao último segundo, depois as portas das salas são fechadas os votos contados a papelada preenchida e no final saímos para dizer à freguesia, ao país e ao mundo por quanto é que o ps ganhou…

Em Avintes:
ps – 2985(49%)
psd – 1318(22%)
cdu – 652(11%)
be – 612(10%)
cds – 504(8%)

No país:
Grande vencedor da noite – cds
Ganhou – ps
Também ganhou, mas com algum mau sabor na boca – be
Perdeu – cdu
Maior derrotado - psd

Algumas curiosidades:

- Na minha mesa 74% de afluência, julgo que a maior em Avintes;
- Muita pena da senhora que com +/- 70 anos(!) que caminhava com ajuda de canadianas que apareceu ao fundo do corredor quando apenas faltavam poucos segundos para o fecho das urnas e fez um esforço titânico para chegar a tempo com o incentivo entusiástico dos meus colegas de mesa. A mim parecia-me uma cena de Momentos de glória… Pena foi que a senhora se enganou e afinal votava noutra sala… Eu vi tristeza genuína na expressão daquela senhora.
- Na minha urna para além dos votos também apareceram cartões de eleitor e bilhetes de identidade…
- Muitas pessoas que manifestaram desacordo pela não coincidência das legislativas com as autárquicas;
- Um jovem com cerca de 30 anos que queria saber como é que votava nulo e apenas consegui votar em branco. Esta juventude tá perdida(não foi na minha sala);
- Um miúdo com cerca de 3 anos que amuou a sério porque o pai não o deixou votar…

Perdido o país, viro-me agora em definitivo para a freguesia...

post scriptum - Graças à nossa ajuda a senhora das canadianas conseguiu votar...

Sem comentários:

Enviar um comentário