domingo, 3 de maio de 2009

Are you better off now that you were four years ago?

Foi recentemente tornado público que Nuno Oliveira será novamente candidato à presidência da junta de freguesia de Avintes.

Esta candidatura resulta da conjugação cronológica de três factores fundamentais: a disponibilidade e vontade do próprio, a confiança e apoio do núcleo ao candidato e a aprovação e entusiasmo da concelhia à proposta do núcleo.

Nuno Oliveira dirige o Parque Biológico de Gaia desde 1983 e o seu curriculum é conhecido de todos.

Mesmo os seus adversários lhe reconhecem competência, experiência e conhecimentos mais do que suficientes para desempenhar o cargo de presidente da junta de freguesia de Avintes.

À quatro anos Nuno Oliveira foi desafiado em cima da hora para formar uma lista e teve que debater-se com um partido fragmentado e profundamente dividido, duas listas de independentes maioritariamente formadas com pessoas da órbita do psd e também a inexperiência da sua lista. Ainda assim aquela lista consegui o 2º melhor resultado de sempre do partido.

Outro facto de registo é que o programa de candidatura em 2005 constituiu uma verdadeira pedrada no charco, pois consegui identificar e sintetizar a maioria dos problemas da freguesia e em simultâneo indicar as soluções. Mais do que um programa para uma legislatura constituiu um“Livro Branco”de Avintes que deveria nortear o planeamento e as políticas da freguesia a médio prazo independentemente dos conjecturas eleitorais.

Em quatro anos Avintes pouco ou nada mudou e isso deve-se fundamentalmente à opção do presidente da junta em sobrepor os interesses partidários aos da freguesia nomeadamente no processo da EDP. Este episódio logo no início da legislatura marcou tristemente este mandato e uma vez mais a freguesia ficou prejudicada fruto das opções pessoais e de fidelidade partidária do presidente da junta.

Assim manifesto publicamente o meu apoio à candidatura de Nuno Oliveira e novamente estarei ao seu lado na defesa dos interesses de Avintes.

Post Scriptum – à quatro anos fui convidado por Nuno Oliveira para integrar a sua lista e agora em conjunto com outros empenhei-me activamente para que fosse novamente candidato pois reconheço-lhe capacidade para ser o presidente que Avintes precisa.

18 comentários:

  1. Alguém pode explicar o que é que se passou entre a Câmara, a Junta e a EDP? O Mário Gomes diz e manda dizer, à boca cheia e para quem quer ouvir, que a Câmara lhe cortou indevidamente os duodécimos; a Câmara não diz nada e a EDP muito menos. Como quem cala consente...

    ResponderEliminar
  2. Caro Rio,

    No início desta legislatura a CMG estabeleceu um acordo com as freguesias de modo a que parte do dinheiro proveniente do protocolo com a EDP fosse transferido para estas e em troca a proposta seria viabilizada na Assembleia Municipal.
    Este era um assunto sensível e a CMG pretendia que fosse consensual pois implicaria uma antecipação de receitas futuras.

    Existiram algumas reuniões e de início todas as freguesias concordaram mas à última hora 5 freguesias, todas elas socialistas, voltaram com a palavra atrás devido à acção de Vítor Rodrigues.

    O presidente de Oliveira do Douro e da concelhia socialista que na altura se perfilava como mais sério candidato do ps à presidência de Gaia temeu que estas receitas fossem um entrave às suas aspirações, ainda por cima uma nova recandidatura de LFM a quatro anos de distância parecia pouco provável.

    Assim o ps concelhio e as 5 juntas iniciaram uma guerrilha com a CMG e o presidente da junta de Avintes aliou-se, neste confronto, ao seu camarada e credor de uma amizade profunda e genuína... Calculismo e visão muito acertados de ambos...

    Para além disto o pjA continuou neste mandato como já acontecia nos anteriores a sua cruzada pública contra o presidente e o executivo da CMG com sucessivos e continuados ataques.

    Depois o pjA fica muito surpreso e indignado quando não é considerado nem levado a sério.

    Porque razão as outras freguesias incluindo socialistas assinaram e beneficiaram com o protocolo?
    Porque razão o pjA não olha primeiro para os interesses da freguesia?
    Porque razão mesmo as outras 4 juntas de freguesia têm mais resultados a mostrar do que o pjAvintes?
    Porque razão Avintes é a freguesia de Gaia que se desenvolveu nos últimos 20 anos?

    Porque será?

    ResponderEliminar
  3. Pensei que os tangerinas de avintes não caissem no mesmo erro... Mas afinal o sumo continua a saber ao mesmo... Amargo, amarguinho...

    Pensei que gostassem de avintes, mas afinal também não!

    Enfim... É a "elite" tangerina que temos em Avintes...

    Vão desde desencantar rácios económicos, até aprovarem frases infelizes do Ratzinger...

    Isto tudo da mesma casa... Ainda bem que a excepção confirma a regra...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo CC,

    Long time no see...

    Não se esqueça de uma outra diferença que nos separa, mas muito significativa: eu assumo aquilo que digo e não me escondo cobardemente atrás do manto do anonimato.

    Não leve a mal, sabe que será sempre bem vindo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. A explicação faz sentido e o comentário do espinho da rosa comprova-o.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Marco,
    Leitor deste e de outros blogs, bem como sites, que vou encontrando sobre assuntos ou pessoas de Avintes, como o reconheci ontem, ao Dr. Nuno Oliveira, quando a ele me dirigi para pessoalmente o informar que tinha escrito um comentário num dos meus blogs, sobre a entrevista que ele deu ao Noticias de Avintes, e em que ambos aceitamos que os emails trocados entre nós podiam ser conhecidos dos nossos amigos, não estava à espera que este meu reconhecimento levasse o Marco a pensar que fui que coloquei ou colocava no seu blog, comentários anónimos, aparentemente vindos do lado do PS.
    Seguramente que não serei o único CC em Avintes e poderá dizer-me que é abusiva a minha interpretação, de que o Marco ao responder Anónimo CC , estava a pensar em mim, mas prefiro correr esse risco e deixar aqui muito claro que eu que assino os comentários, como o fiz nos blogs “Estrangeiro de Avintes”, fez já alguns meses atrás, ou na semana passado no “Mudar Avintes”, quando o “descobri” e vi que lá existia um texto a referir-se a mim. Por outro lado, nunca tenho por costume insultar seja quem for. Gostava que ficasse muito claro!
    E já agora, se não estava a pensar em mim, peço desculpa, mas talvez então seja melhor clarificar, para que não restem dúvidas, sobre quem pensa que é o Anónimo CC, que diz se esconde cobardemente!
    Aproveitando esta ocasião, aconselho-o, bem como ao seu anónimo amigo Rio (que já "conheço" do Mudar Avintes) a ler o meu texto do Avintesblog, onde procuro esclarecer (o Marco também precisa, tantas são as imprecisões) sobre os protocolos entre a CMGaia e as Juntas de Freguesia e sobre as rendas da EDP.
    Cumprimentos.

    Cipriano Castro

    ResponderEliminar
  7. Marco,
    Fica só uma pergunta a pedir um esclarecimento, que talvez muitos Avintenses precisem. O PSD esteve coligado com o PS nos últimos 4 anos no executivo.
    Se o candidato do PSD fez parte do executivo, como apresenta agora um projecto independente, sem ter de ser responsabilizado pela governação da Junta nos últimos 4 anos?

    ResponderEliminar
  8. Caro Cipriano Castro,

    Reconheço alguma surpresa pelo seu comentário.

    Quando decidi criar este blog por uma questão de coerência com os meus princípios decidi assumir claramente a sua autoria. Aplico o mesmo princípio aos comentários que pontualmente vou fazendo noutros blog´s.

    Naturalmente aceito e respeito que outros pensem e prefiram agir de maneira diferente.

    Se é leitor mais ou menos frequente deste blog saberá que vários anónimos comentam por vezes alguns dos post´s que vou publicando, em particular quando o tema é Avintes.

    Por regra vou lendo e respondendo sem saber ou me interessar pela origem desses comentários, mesmo aqueles mais ou menos ofensivos.

    No entanto facilmente reconheço um certo padrão no estilo e linguagem num dos anónimos, o qual se escrever a verdade, é um militante socialista com conhecimento de vários factos e acontecimentos que me levam a deduzir que assiste às assembleias da freguesia.

    Nestas condições e dado que o referido anónimo comenta com alguma frequência decidi passar a identifica-lo como CC, ou seja, Camarada de Coligação.

    Mas mesmo em relação a este pouco me interessa quem seja, cada um com a sua consciência…

    Posso assegurar-lhe que apesar do reduzido relacionamento entre nós, lhe reconheço rectidão de trato e educação que não encontro no registo do anónimo CC.

    Um abraço,

    Marco Duarte

    P.S.1 – Desconheço até ao momento o que conversou ao certo com o Drº Nuno Oliveira;

    P.S.2 – Após a leitura do seu blog apenas faria uma alteração ao meu comentário ao Rio, que para mim é também um anónimo, pois poria entre aspas a palavra beneficiaram( as freguesias que assinaram o protocolo) de modo a não induzir ninguém em erro.

    ResponderEliminar
  9. Caro Bruno,

    Pergunta excelente mas em simultâneo complexa.

    À quatro anos o ps ganhou as eleições e ficou literalmente a meia dúzia de votos da maioria absoluta.

    Nessa altura o psd tinha duas hipóteses.

    Passava para a oposição e assistia comodamente a um executivo algo limitado na sua acção pois facilmente poderia ver o seu trabalho neutralizado por uma assembleia de freguesia onde não tinha maioria. Esta situação causaria certamente bastante entropia no funcionamento da junta e no limite ao risco da queda do executivo e convocação de eleições antecipadas. Em qualquer dos casos Avintes sairia prejudicada.

    A opção recaiu em chegar a um acordo com o ps de modo a criar condições de estabilidade ao longo da legislatura e também com a expectativa legítima de contribuir com os valores e projectos por nós defendidos na campanha.

    Assim foi acordada uma coligação entre os dois partidos tendo o ps nomeado 4 elementos para o executivo e o psd 1. Esta partição que também incluiu que o presidente da assembleia fosse nomeado pelo psd traduziu a vontade expressa pelos Avintenses nas eleições.

    Durante estes quatro anos o psd cumpriu na íntegra o acordo inicial pois em nome da estabilidade não boicotou nenhum orçamento nem matéria relevante apresentada pelo executivo.

    Apesar da coligação é indiscutível que até pela maioria no executivo, todos os méritos e defeitos desta governação pertencem ao partido socialista.

    As principais críticas que podem e são feitas ao executivo nesta legislatura é a manifesta falta de resultados e incapacidade de estabelecer um diálogo profícuo e construtivo com CMGaia.

    Conforme já explanei em diversos post´s o relacionamento entre este executivo e a CMGaia puramente não funciona desde o início da legislatura dado que as posições estão demasiado extremadas sem resultados e acima de tudo sem solução à vista.

    Ainda assim o núcleo e o grupo parlamentar do psd contribuíram para o desbloqueamento das obras na rua 5 de Outubro, ainda mais para o cada vez mais próxima piscina e pavilhão(?), também para o já certo campus escolar e decisivamente para a reparação da Rua da Corredoura.

    Apesar de as eleições estarem próximas ainda espera-se que seja possível anunciar ainda mais alguns notícias para a freguesia fruto e/ou com os contributos do parceiro minoritário da coligação.

    É muito pouco é certo mas nestas condições foi o possível.

    O psd irá apresentar-se de novo às eleições com o objectivo de ser o partido mais votado de modo a poder inverter o marasmo e atraso da freguesia.

    Os Avintenses terão a palavra.

    Post Scriptum – Embora membro do núcleo e representante frequente da coligação Gaia na Frente nas assembleias de freguesia, naturalmente que estas palavras em termos formais apenas veiculam a minha opinião.

    ResponderEliminar
  10. Tanto paleio para dizer que o psd Avintes se "vendeu" ao ps. Presta-lhe completa vassalagem e depois dizem que foi a expressão dos avintenses.
    Pois bem, caro Marco, vou tentar clarificar-lhe as ideias.
    O PS não ganhou com maioria absoluta, não sei se já se apercebeu disso...
    Logo no executivo não deveria ter, como tem, maioria pois não foi isso que os avintenses traduziram em votos...
    Se fizer as suas continhas, constata que ter 4 lugares em 5 possíveis dá o quê?
    É pena ter os partidos que temos na oposição ao ps.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Marco,

    Foi bom ter-nos esclarecido sobre o Anónimo CC mas esperava mais imaginação da sua parte, é que Camarada da Coligação, parece ter sido arranjado um pouco à pressa, CC ficava melhor como Comentador Camuflado ou então Comentador da Caserna!

    Sobre o seu comentário final, lamento que continue a querer confundir as coisas e tenho a certeza que não é por não conseguir compreender as diferenças, mas tão somente por não querer aceitar uma evidência, de que a CMG e o Dr. Filipe Menezes são os únicos responsáveis pela não transferência do dinheiro dos duodécimos (só existe este protocolo) e pela falta de investimentos em Avintes.

    O Marco como Membro da AF de Avintes e o PSD de Avintes ENQUANTO PARTIDO QUE FAZ PARTE DUMA COLIGAÇÃO com o PS, no EXECUTIVO DA JUNTA DE FREGUESIA deviam colocar-se ao lado da Junta de Freguesia, na defesa dos direitos legítimos da nossa Freguesia.

    E já agora, desculpe lá, mas que argumentação tão pobre a que utilizou, ao responder ao seu amigo Bruno, para justificar o contributo ZERO, (para não dizer o abandono) que foi a participação do PSD, durante estes 4 anos, no Executivo da Junta de Freguesia.

    Será que é honesto, não terem dado uma ideia, não terem feito uma proposta nas reuniões do Executivo da Junta, não terem enquanto membros efectivos da Junta, proposto fosse o que fosse para se desbloquear os problemas e depois dizerem que foi o PSD que conseguiu isto, que consegui aquilo?

    Afinal qual é o vosso conceito de democracia, é a democracia das instituições, do debate democrático, feito às claras e à frente do povo, ou é a democracia dos bastidores, dos favorezinhos que se pedem e fazem aos amigos, do anunciarem como conquistas vossas, obras legitimamente reivindicadas há anos pela Junta, para depois usarem tudo isto na campanha eleitoral?

    Cipriano Castro

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Caro Anónimo CC,

    Acima de tudo é pena que estejam a faltar argumentos a quem lidera a junta há mais de 30 anos e pouco ou nada tem mostrar com particular destaque para esta legislatura que foi um verdadeiro deserto de ideias e resultados embora fértil em desculpas.

    Caro Cipriano Castro,

    Em relação ao anónimo CC não percebo tamanha fixação, mas dado que entre outras coisas comungam da mesma ideologia partidária, certamente terão diversas oportunidade para resolver a questão serenamente entre vocês.

    Quanto ao que realmente interessa registo que com a proximidade das eleições o ps lembrou-se subitamente que está em coligação com o psd.

    Estranho pois ao longo da legislatura por diversas vezes publicamente o pjA referiu-se ao psd como oposição.

    Estranho pois em quatro anos o ps nunca consultou ou oscultou o psd sobre qualquer matéria ou assunto…

    Também existe uma diferença muito significativa entre obras legitimamente reivindicadas há anos pela junta e obras realmente realizadas.

    É a diferença entre a incapacidade e a eficácia.
    É a diferença entre quem pede e quem faz.
    É a diferença entre quem não sabe e quem sabe…

    Um abraço fraterno a ambos em nome da coligação,

    Marco Duarte

    ResponderEliminar
  14. Caro Marco,
    antes de mais acho que já lhe ficava bem melhorar o seu português. Sabe, meu querido, quando se refere a um determinado período de tempo, deve escrever HÁ quatro anos, por exemplo, e NÃO À quatro anos.
    Quanto ao resto que aqui vem sido discutido... abra os olhos e veja o que realmente o seu presidente de câmara tem feito à nossa freguesia!
    Por falar na nossa freguesia, andam aí todos tão ocupados em falar mal do executivo que nem se aperceberam de que o PS ainda não apresentou o seu candidato! E pelo que ouvi dizer de fonte segura, não será o Mário Gomes!
    Ah, e claro, vou assinar como anónimo!
    Serei CC, serei da coligação? Ou serei apenas um avintense cansado da rosa com espinhos e do sumo de laranja mais do que azedo?!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo CC,

    Para além de um leitor muito atento à ortografia, o que para mim é importante pois já é a 2ªvez que correctamente me chama a atenção, não passa de alguém que é incapaz de assumir aquilo que pensa assim como também demonstra demasiada acidez e um dogmatismo cego e primário nas palavras…

    ResponderEliminar
  16. E em relação ao actual pjAvintes, Mário Gomes, já nos tinha dito que ele vai encabeçar uma lista de independentes apoiada pelo PSD Gaia, pois este não confia no núcleo local, blábláblábláblá… ou esqueceu-se? Cuidado com esse Alzheimer CC…

    ResponderEliminar
  17. Ó md, o anónimo CC anda mal informado ou sofre mesmo de Alzheimer. Então este tão desencantado comentador esqueceu-se que o identificado MG foi apresentado como candidato à Junta pelo PS há (com agá) já várias semanas?
    E ele já te trata por "meu querido"?

    ResponderEliminar
  18. Amigo Rio,

    Nem Alzheimer, nem mal informado, o CC quer apenas lançar poeira para o ar…

    Mesmo cheia de espinhos ele não larga a rosa da mão, por muita dor que isso provoque, o cargo e a ambição assim o obrigam…

    Quanto à forma “carinhosa” como fui brindado entendo-a como mais uma demonstração pública do bom relacionamento que impera na coligação…

    Será que as fontes seguras do CC nada lhe disseram sobre as mexidas nos vice-reis? Aí sim, parece que haverá mudanças, mas pouco…

    ResponderEliminar