quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Nova Equipa...

Algumas notas soltas, ainda a quente, sobre o novo governo:

Concensual – manutenção do círculo mais próximo de Sócrates, Pedro Silva Pereira, Teixeira dos Santos e Vieira da Silva.

Justo – Luís Amado, Negócios Estrangeiros, e Mariano Gago, Ciência, foram dos melhores ministros do governo agora cessante pelo que é da mais elementar justiça a sua manutenção neste novo elenco;

Razoável – Ana Jorge com o seu estilo low profile ainda precisa de mais algum tempo para uma análise mais fundamentada dado que boa parte do seu mandato anterior foi a tentar amenizar o clima deixado por Correia de Campos na Saúde;

Benefício da Dúvida – Isabel Alçada na Educação que terá a vida facilitada dado que em minoria as medidas mais difíceis serão adiadas. Maria Canavilhas na Cultura, Dulce Pássaro no Ambiente e António Serrano na Agricultura são nomes pouco conhecidos, com reduzido perfil político, falsos independentes pois estão muito ligados às políticas do ps dos últimos anos mas aparentemente técnicos qualificados que podem e devem fazer melhor do que os antecessores.

Curioso – Uma sindicalista na Segurança Social, Maria Helena André, embora com vasto curriculum fora de portas, a seguir.

Esperava-se mais – Era esperado um peso pesado nos Assuntos Parlamentares pelo que Jorge Lacão parece uma 2ª escolha.

Mais do mesmo – Embora com outro estilo, António Mendonça, irá manter as políticas erráticas de Mário Lino dado que foi um dos seus maiores apoiantes.

Evitável – Rui Pereira é um erro de casting na Administração Interna mas no anterior governo foi ofuscado por estrelas maiores, Mário Lino, Santos Silva, Jaime Silva… A segurança foi dos assuntos mais debatidos na campanha eleitoral e que legitimamente preocupa os portugueses pelo que esta área merecia outro peso político.

Frustração – A Justiça é a área que mais precisa de uma intervenção urgente, profunda e séria mas infelizmente Alberto Martins não tem o perfil necessário pois é demasiado pro establishment. Mais uma legislatura onde este problema será adiado.

Deplorável – Augusto Santos Silva na Defesa. O perfil trauliteiro, desbocado, arrogante e conflituoso irá fazer mossa nesta área tão importante para o país. Percebe-se que Sócrates queira mantê-lo numa legislatura politicamente complexa mas é inacreditável a sua nomeação para a Defesa.

E ainda duas notas finais:

Aplausos – Saídas de Mário Lino, Jaime Silva, Alberto Costa que não deixam saudadas a ninguém.

Perigo – O Homem que gosta de malhar em tudo e todos agora tem toda a força do exército ao seu dispor, os comunistas que se cuidem…

Mais do que nomes o importante serão as políticas…

Sem comentários:

Enviar um comentário