segunda-feira, 30 de março de 2009

Espionagem de Estado…

Foi agora divulgado que uma equipa de investigadores canadianos, motivados por denúncias do Dalai Lama, comprovou a existência de uma grande operação mundial de espionagem electrónica com base na China envolvendo inclusive governos e instituições de estado de diversos países, incluindo Portugal.

No entanto as nossas autoridades não demonstraram grande preocupação pelo facto.
Porque haveriam de estar?

Terão os Chineses descoberto após anos de espionagem que o nosso PM poderá estar envolvido num escândalo de corrupção? Ou que essa investigação parou quando este governo entrou em funções e logo despediu o director da PJ que investigava o caso? Será que tiveram acesso à informação confidencial da carta rogatória enviada pela polícia inglesa sobre este caso? Porventura souberam antes do LNEC concluir o seu trabalho que o novo aeroporto iria para Alcochete como aqueles que desataram a comprar terrenos na margem sul, a maioria através de offshores? Eventualmente também deverão ter escutado qualquer coisa sobre o traçado da A2 antes do mesmo ser anunciado o que poderá também ter acontecido a vários autarcas alentejanos, com António Saleiro à cabeça, lembram-se dele? Ouviram certamente falar em negligência e em Mário Lino na compra dos novos aviões da TAP? Já devem estar fartos de registar nomes e casos sujeitos ao segredo de justiça no caso Casa Pia? Aproveitaram as inside trading que circulam na bolsa de valores? Souberam antes ou depois de Pinto da Costa ou Fátima Felgueiras dos mandatos de captura emitidos sobre estes pelos tribunais? Será que perceberam antes dos funcionários da já famosa Smith & Pedro terem queimado milhares de documentos que haveria um mandato de busca? Saberão eles donde virá a riqueza de Mesquita Machado ou Isaltino Morais ambos simples funcionários públicos à dezenas de anos? Acreditaram eles quando escutaram que uma personagem como Domingos Névoa, sim o da BragaParques que foi condenado por corrupção, foi nomeado para uma empresa intermunicipal no concelho de Braga!? Será que tiveram acesso a alguma lista com nomes e moradas dos nossos agentes secretos? Etc, etc, etc, etc…

E já agora não deveriam estes chineses metediços avisado o Banco de Portugal que algo de estranho se passada no BPN desde 2002?

Só espero que agora que foram descobertos que não comecem a ler jornais ou a ver a nossa televisão caso contrário o esforço dos amigos do Canadá foi em vão…

Sem comentários:

Enviar um comentário